
Punção da Mama (PAAF)
A punção é um procedimento invasivo, que utiliza a ultrassonografia para localizar o nódulo a ser avaliado. Depois de localizado, o médico introduz uma agulha fina através da pele e parênquima, e posiciona a ponta da agulha no interior do nódulo. Em seguida é feita a aspiração do conteúdo do nódulo. O objetivo e extrair uma amostra que contenha fragmentos do tecido. Todo esse procedimento é acompanhado pelo medico através de monitor.
Quem Deve Fazer o Procedimento?
A punção é usualmente indicada para investigação de lesões suspeitas simples ou suspeitas, palpáveis ou impalpáveis, detectadas somente por ultrassonografia.
Como é o Procedimento?
O médico localiza a área da punçãoa através das imagens geradas pela ultrassonografia. Uma vez localizado o nódulo, utiliza-se agulha própria para punção, no interior da lesão. Em seguida é feita a aspiração a vácuo do conteúdo do nódulo, para retirada de fragmentos. O material coletado é encaminhado para análise anatomopatológico – que determinará se a doença é benigna ou maligna. O exame dispensa internação.